É cada vez maior o número de clientes exigentes e cada vez mais curiosos, um mercado cada vez mais competitivo e adverso. Soma-se a isso a dificuldade de encontrar talentos para contratação. Sobreviver a este cenário exige contar com uma equipe de colaboradores engajados e fidelizados com a empresa. A Gestão de Pessoas é estratégica para cuidar das equipes, com uso de instrumentos, ferramentas e técnicas para melhorar a qualidade da relação colaborador-empresa.
- De que forma começar a estruturar a área de gestão de pessoas em uma empresa?
Se a empresa já contar com um RH ou Profissional que represente este departamento, ela pode iniciar elaborando ou multiplicando sua Missão, Visão e Valores. O que a empresa faz, a sua missão, onde quer chegar, sua visão, e os seus valores, a base de suas ações. Essa ação direcionará todas as demais atividades da Gestão de Pessoas. Com a clareza de onde a empresa deseja chegar, por exemplo, ela irá contratar profissionais que possam contribuir com esta meta, bem como irá treinar a sua equipe em direção a este objetivo.
Pode-se também estruturar área de gestão de pessoas com os pilares, como:
- Recrutamento e Seleção;
- Marca Empregadora (experiencia do colaborador);
- Cultura de inovação;
- Plano de carreira ou de crescimento bem estruturado;
- Treinamento e Desenvolvimento;
- Ambiente de trabalho agradável e saudável;
- Avaliação de Desempenho;
- Reconhecimento e feedbacks constantes;
- Plano de benefícios não apenas monetário, mas focado também no bem-estar.
Se a empresa não contar com um Departamento de RH ou mesmo com um profissional que desenvolva as atividades de responsabilidade deste departamento, a sugestão é contratar ou nomear algum profissional da empresa que tenha o perfil adequado para estas atividades, ou então contratar uma consultoria especializada em Gestão de Pessoas.
- Investir em uma área específica em gestão de pessoas pode refletir positivamente nos resultados financeiros de uma empresa? De que forma?
Treinamento e desenvolvimento é um dos principais pilares da Gestão de Pessoas, com ele é possível desenvolver as habilidades e competências dos colaboradores, gerando engajamento, fidelização e com isso melhores resultados para organização. O processo se inicia com o levantamento das necessidades de treinamentos com as equipes de liderança, RH, gestores e com os próprios colaboradores. Com estes dados em mãos, elabora-se o programa de treinamento e desenvolvimento. Este programa pode ocorrer por meio de: programa de treinamentos modulares, palestras, bolsas de estudo, etc. Lembrando sempre em alinhá-lo à Missão, Visão e Valores da organização.
- Hoje, os empresários que relutarem em acompanhar este movimento que o mercado vem desempenhando ( o de valorizar e investir no capital humano) ele terá problemas no futuro? Quais?
Falta de equipe qualificada, perda de clientes pela falta de atendimento adequado, alto custo com processos de demissão e reposição do quadro de colaborador, imagem ruim da marca empregadora, falta de aderência (fit entre colaborador e empresa), são alguns dos problemas possíveis as serem enfrentados pelos empresários que não investirem no capital humano de suas empresas.
- Deixe uma mensagem aos empresários falando sobre a necessidade de voltar seu olhar para o colaborador e investir em capacitações, treinamentos e políticas de premiação e benefícios que beneficiarão o todo.
Para que uma empresa possa entregar o seu produto ou serviço com excelência para os seus clientes, é necessário que seus colaboradores estejam capacitados, atualizados, engajados e se sintam parte da empresa, e principalmente: que tenham um propósito na empresa. Todo o resultado passa necessariamente pelas mãos dos colaboradores, ele pode ser um agente de crescimento e produtividade em uma empresa. Investir em ações de desenvolvimento e valorização meritocrática é um caminho para que isso aconteça.
Ronaldo Reis da Cruz
Psicólogo Organizacional – Rheis Gestão de Pessoas