Transparência no processo seletivo
Muitas organizações ainda realizam o processo de recrutamento e seleção com diversas etapas. Entre elas, análise de currículo, entrevista com psicóloga, entrevista com gestor, dinâmica de grupo, teste de perfil, teste técnico e por último a finalização do processo.
Em alguns casos o candidato desiste no meio do processo seletivo por falta de transparência das organizações.
Por vezes o candidato não sabe quantas etapas terá o processo seletivo ou então por falta de informações sobre a vaga, como: benefícios, remuneração, empresa contratante.
As organizações precisam ter um olhar mais empático para os candidatos, avisando previamente sobre como será o processo seletivo da vaga, avisando também com antecedência o horário marcado da entrevista, e algumas informações sobre a vaga, pois pode acontecer que os requisitos não estejam alinhados com o que o candidato busca profissionalmente.
Atualmente o mercado de trabalho está muito aquecido e possuem diversas oportunidades de emprego, os candidatos estão participando de dois ou até três processo simultaneamente, analisam os perfis da vaga e a cultura das empresas para poder aceitar a melhor proposta.
As organizações precisam ser mais ágeis na contratação, pois podem perder ótimos candidatos por falta de transparência e demora no processo seletivo.
A vaga precisa estar bem alinhada entre gestores e recrutadores, para que a busca do perfil seja mais adequada.
Quanto mais informações e requisitos sobre a vaga forem passadas para os candidatos e quanto mais agilidade houver no processo seletivo, mais assertividade as organizações terão na contratação.
Psicóloga Sthephany M C Alves da Silva